sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Crime ambiental autorizado em Cotia.




Mais um absurdo ambiental em Cotia! Quatro enormes Paineiras, com mais de 50 anos foram cortadas no início da noite dessa quarta-feira(23), atendendo solicitação do Secretário de Meio Ambiente, Dr. Laércio Camargo.

Os moradores, indignados, acionaram a reportagem do Portal Viva para documentar o fato, o qual consideram absurdo e desnecessário. A Paineira é uma árvore recomendada para plantios de recuperação de áreas degradadas.

Ao chegar ao local, encontramos o vereador Alcides Esquisito, vereador do bairro, que defendeu o corte das árvores, alegando que as mesmas estavam "furando as bolas durante os jogos de futebol" e comprometendo um "murinho" que margeia o campo do Rio Cotia.
Detalhe: o campo está desativado há alguns anos.

O CAMPO
O campo de futebol havia sido reformado pela Prefeitura e seria entregue à comunidade em abril de 2009. Na época, líderes do bairro contaram à nossa reportagem que as crianças esperavam ansiosas pela inauguração do campinho.
Porém, em 09 de fevereiro daquele ano, o gramado prestes a ser inaugurado, foi todo destruído por caminhões lotados de pedras e máquinas, que entraram pelo único acesso possível para se chegar ao Rio Cotia, onde uma escavadeira havia afundado. Isso custou a destruição do campo de futebol, cuja grama que já estava "verdinha", como disse uma moradora, virou um verdadeiro atoleiro.
Desde então, nunca mais o campo foi recuperado.

Campo sendo destruído por máquinas há 2 anos e foto de como está hoje.
VIZINHOS RECLAMAM
O vereador justificou ainda que as árvores atrapalhavam as casas e o comércio da rua, fazendo muita sujeira com a queda da flores e das "painas"(sementes que a paineira produz, em forma de algodão).

O argumento foi prontamente desmentido por comerciantes e moradores locais, que disseram que não foram consultados sobre as árvores e repudiam o corte. "Não tinha por que cortar, elas davam sombra ali".


Segundo um comerciante local, a Eletropaulo esteve na tarde de ontem no local, realizando a poda dos galhos que adentravam a fiação da rede elétrica.
"Já no começo da noite, por volta das 19 horas, a Defesa Civil de Cotia veio aqui e cortou tudo", disse o rapaz, indignado.
O Secretário adjunto de Meio Ambiente, Rubinho Gurgel, esteve no local e ficou pasmo com a cena que encontrou. Segundo ele, não havia por que cortar as árvores. "Da dó de ver essa cena", disse. Perguntado se ali se caracterizava um crime ambiental, ele respondeu: "Como pode ser crime se deram autorização?, ressaltou.

Secretário adjunto olha indignado a triste cena das Paineiras cortadas.
Entramos em contato com o coordenador da Defesa Civil, José Rafael, que nos informou que o corte foi feito atendendo o pedido do Secretário, Dr. Laércio. "O prefeito tem um projeto de parque linear para aquela área", informou.
Entramos em contato com o Secretário Dr. Laércio, que nos disse que autorizou o corte pois as árvores estavam comprometendo os fios da rede elétrica que abastece todo o Parque Industrial São José.
"Fui em reuniões e não tinha solução. Estou fazendo um projeto de reflorestamento e mata ciliar para o local", disse.
Também entramos em contato com a Eletropaulo, para saber se realmente era necessário o corte das árvores, por conta do risco de danificar a rede elétrica.
Até o fechamento da matéria não tivemos uma resposta, porém a assessoria de imprensa da Eletropaulo adiantou por telefone, que não é competência dela solicitar corte de árvores.
Matéria e fotos: Fau Barbosa - fonte: Portalviva.

2 comentários:

  1. Olá,
    Estou participando de um debate escolar, represento o comunismo e gostaria de ajuda em algumas questões básicas sobre o comunismo no mundo atual, e sendo um dos blogs indicados pelo Partido Comunista Brasileiro, sua ajuda seria bem vinda.
    Atenciosamente e esperando resposta, Larissa Macul

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como seria possível a implantação do comunismo numa sociedade onde o capitalismo tem suas raízes profundas e a palavra proletário não tem mais tanto significado.

    ResponderExcluir