quinta-feira, 10 de março de 2011

Professores de Osasco estão indignados!


Agir e melhor do que falar...



Sou professor, e lógico, por causa da minha profissão, o assunto que mais ouço falar e sobre educação. E falando sobre o aluno que precisa de uma atenção especial, e ouvindo sobre a falta de valorização do profissional, que e assim mesmo, não adianta nada..blábláblá!
Se fosse ser colocado uma escala de culpa sobre toda insatisfação profissional do professor, o mesmo estaria no topo. Eu sou professora e posso afirmar isso. Mas antes que cause algum mal entendido, seria importante salientar como devemos ler atentamente tudo aquilo que vemos para não fazer interpretações erradas…
A nossa profissão e a mais desvalorizada do país, muita gente tem ate vergonha de dizer que e professor, principalmente de ensino fundamental..eu mesmo já tive!!E por quê? Porque não somos mais caracterizados como profissionais, somente isso. Somos agora a baba que fica com o filho enquanto a mãe tem preguiça de educar, a psicóloga que atura descontrole emocional e psicológico na sala de aula, o exorcista que presencia manifestações digamos, estranhas e ate demoníacas as vezes…mas menos professor, isso não somos mais.
E porque eu falo que a culpa e nossa? Simples..porque como nos colocamos abaixo do pano de chão do balcão do bar, como professores, assumimos responsabilidades que não são nossas para não falarem mal, para não perdermos o emprego, talvez ate para alguém falar: ah, mas ele(a) e uma santa!!Ensinar e uma missão…
Ser missionário e algo muito diferente de ser professor, que me desculpem os utópicos!!Cada professor não achou o diploma no lixo, ou encontrou atrás de uma pedra apos visualizar alguma luz. Todos estudaram, alguns com mais sacrifício, outros com menos, o que não desmerece ninguém. E como profissionais com a responsabilidade de ensinar, o que já e bem pesada a responsabilidade, queremos apenas sermos tratados como profissionais e termos salários dignos da nossa responsabilidade, apenas isso. Mas talvez não seja importante, já que a maioria dos professores se acomoda nessa situação de miséria Professional, ética e ate moral, e vai levando… Olha como ela e boazinha!``Se preocupa tanto…` Ninguém quer ser boazinha, o que queremos e somente ser profissionais, sermos valorizados como tal!!E em tempo, missionário não recebe salário, então, quem quer ser missionário, favor não reclamar do salário…
Enfim , quero apenas retratar e chamar a responsabilidade, agora sim, como seres humanos: voce, professor, merece ser tratado assim, merece se olhar no espelho e dizer todo dia: ah, mas e assim mesmo, a gente vai levando? Merece ouvir em reuniões pedagógicas assuntos que você esta cansado de ouvir,quer mesmo ate sair correndo, porque vê que aquilo não tem o significado que deveria na sua vida, para te ajudar como profissional? Merece ouvir reclamações dos colegas em HTP dizendo que tal município paga melhor, que ninguém faz nada, que todo mundo e desunido? A partir do  momento que você se conscientizar que não tem que ficar esperando o outro, e tem que desgrudar a bunda da cadeira para fazer algo, sem se preocupar se o outro faz ou não, ai sim, você vai ver varias pessoas do seu lado, seguindo seu exemplo, e você não estará mais sozinho.
Agir e melhor do que falar!!

Nota de uma professora da rede pública de Osasco - SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário